Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é um dos destinos no estado do Rio de Janeiro que estão sendo redescobertos e voltaram a toda na preferência dos viajantes. Eu passei muitos verões na região dos Lagos em Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Barra de São João mas foi na época pré-blog, então convidei o Fábio Pastorello do blog Viagens Cinematográficas (facebook | instagram | twitter) pra escrever esse post sobre Arraial e estou agora morrendo de vontade de voltar. Podem babar nas fotos lindas!!!

 

Quando se fala em praia, muita gente pensa imediatamente em praias do Nordeste. Quando se fala em lugares paradisíacos, muita gente imagina o Caribe. Quando se fala em mergulho, muita gente imagina Fernando de Noronha. Da minha parte, eu até imagino e adoro esses lugares, mas o cantinho que mora mesmo no meu coração é Arraial do Cabo, no litoral norte do Rio de Janeiro. Algumas das melhores praias do Brasil estão por lá.  Aquele mar transparente e de cores impressionantes como o do Caribe, está logo ali pertinho. E Arraial do Cabo é conhecida como um dos melhores pontos de mergulho no Brasil.Ou seja, tem tudo o que a gente adora, né?

Mas se você ainda não se convenceu, temos uma lista para tentar te levar para lá. Mesmo para quem já conhece, talvez role aquela vontade de voltar. No final desse post, você me conta se ficou convencido ou não, hein?

1 –  Passeio de Barco até a Ilha do Farol

Para chegar na Ilha do Farol, o acesso é somente de barco, a partir da Praia dos Anjos. O passeio de barco em si, já é uma delícia, mas o ponto alto mesmo é a chegada na Praia do Farol. Sem nenhuma infraestrutura, a Praia é protegida pela marinha e o número de visitantes controlado. Só dá para ficar cerca de 1 hora por lá. Aproveite cada minuto.

Dica: existe um número limitado de visitantes. Reserve seu passeio com antecedência, principalmente se for alta temporada.

2 – Pontal do Atalaia

Achou pouco os 60 minutos na Praia do Farol. Arraial do Cabo é tão perfeita que logo em frente tem outra praia igualmente paradisíaca, em que você pode ficar quanto tempo quiser. São as Prainhas do Pontal do Atalaia. Apesar do plural, na maré baixa essas prainhas viram uma só. Para chegar, dá para ir de carro por dentro do Condomínio Pontal do Atalaia (a entrada é liberada mediante identificação) ou de barco, a partir da Praia dos Anjos (o passeio de barco também faz um parada lá, mas existe esse transfer que é uma melhor opção para quem quer aproveitar melhor).

Dica: no caminho de carro até as Prainhas, fique ligado na espetacular vista para a baía onde estão a Praia do Farol e as Prainhas. Sou apaixonado por esse visual, é de tirar o fôlego.

3 – Prainha

Quer ir para a praia sem muito esforço? A Prainha é o seu pedaço. Uma das primeiras praias que os visitantes alcançar ao chegar em Arraial do Cabo, a praia é extensa e deliciosa. É o lugar ideal também para quem gosta de praia e estrutura, são várias barracas na praia. Se você não gosta de multidões, melhor evitar, pois nos fins de semana e alta temporada, pela facilidade de acesso, a praia fica bem cheia.

Dica: O melhor ponto para fotos fica no canto esquerdo. Existe uma trilhazinha até a rua, e do alto (aquele mesmo ponto de vista de quem está chegando de carro), a visão da Prainha é completa.

4 – Pôr do Sol

Existem pelo menos dois pontos imperdíveis para conferir o pôr do sol em Arraial do Cabo. Um deles é no Pontal do Atalaia. Todo mundo se reúne para assistir o espetáculo, sentados no morro e com os olhos debruçados sobre o mar. Aos poucos, o sol vai caindo sobre a linha do horizonte, inesquecível. O outro ponto é na Praia Grande, uma das praias mais movimentadas e extensas de Arraial.

Dica: Os meses que menos chove em Arraial do Cabo são de junho a agosto. Portanto aumentam as chances de contemplar esse espetáculo. De qualquer forma, Arraial do Cabo não é muito famosa pelas chuvas, pelo contrário.

5 – Praia Brava

Todo mundo gosta de descobrir um segredo, né? Na nossa última viagem para Arraial do Cabo, a gente adorou visitar a Praia Brava (não confundir com a Praia Brava de Búzios). Ela fica dentro do Pontal do Atalaia e para acessá-la, é preciso fazer uma trilha de cerca de 15 minutos, nada muito cansativo ou complicado. Mas com tanta praia perfeita, quem vai querer ir até esse cantinho escondido? Pois é, ao chegar numa praia maravilhosa e absolutamente deserta, eu tive a certeza de que o caminho tinha valido a pena.

Dica: Vá na maré baixa. Na maré alta, o mar fica muito violento (a praia é bastante frequentada por surfistas) e a faixa de areia pode até desaparecer.

6 – 3 em 1 na Região dos Lagos

A vida noturna de Arraial do Cabo não tem muito movimento, especialmente na baixa temporada. O que adoro nessa região é que ela permite fazer um 3 em 1. Você viaja para um destino e ganha três. Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio estão a uma curta distância e você pode tranquilamente fazer um bate-volta entre os destinos. A distância máxima fica entre Arraial e Búzios: cerca de 1 hora de carro. Cabo Frio fica bem no meio.

Dica: Caso você não queira sair de Arraial do Cabo, uma boa dica de restaurante é o Bacalhau do Tuga, na Praia dos Anjos.

7 – Capital do Mergulho

Lembra que falamos do mergulho? Com um mar desses, é natural que a região também tenha o mergulho como um dos seus fortes. São 200 pontos de mergulho, com uma bela vida marinha, muitas fendas e até naufrágios. Pessoalmente não posso falar da experiência de mergulho, mas já tive um gostinho em alguns pontos de snorkeling, como na Praia do Forno, por exemplo.

Dica: Arraial do Cabo é conhecida pela água gelada, causada por algumas frentes marítimas. Não se intimide pela temperatura do mar, depois que você entra no mar, logo se acostuma.

8 – Praia do Forno

A essa altura, você já deve ter percebido que o forte de Arraial do Cabo são as praias. A Praia do Forno é uma das melhores. Ela fica ao lado da Praia dos Anjos (de onde saem os passeios de barco) e para chegar nela, o acesso é somente por trilha (cerca de 30 minutos) ou por barco.

Dica: Para quem vai de trilha, a recompensa é o visual fantástico do topo da trilha. Um dos melhores visuais de Arraial do Cabo.

9 – Praia Grande

Uma das praias mais extensas de Arraial, a Praia Grande é uma das mais centrais da cidade. Na sua orla, diversos restaurantes a beira-mar são uma ótima opção para almoçar com o mar como cenário. Na Praia também há uma estátua da atriz Flávia Alessandra, uma das figuras ilustres que nasceu na cidade.

Dica: Como já citamos aqui, vale a pena aguardar o pôr do sol nessa praia. Se você quiser curtir o visual da praia do alto, dentro do Pontal do Atalaia existem vários pontos onde a praia é avistada.

10 – Praia dos Anjos

Sem esgotar as praias de Arraial do Cabo nesse post, vamos falar da praia onde saem os passeios de barco. Apesar de não ser uma praia boa para banho, eu adoro esse visual de uma praia repleta de barcos. A praia também tem seu valor histórico, ali o navegador Américo Vespúcio aportou, em 1503. A partir da praia, surgiram a Igreja Nossa Senhora dos Rem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s